sábado, 6 de abril de 2019

O Dia dos Milagres, de Francisco Moita Flores


"O Dia dos Milagres é uma viagem apaixonante aos últimos dias do regime filipino que haveria de baquear no golpe de Estado que iniciaria a dinastia de Bragança.
O autor centra a acção em Vila Viçosa, onde viviam os Duques de Bragança, e conduz-nos pelos dias de ansiedade, dias terríveis, vividos entre crenças e superstições, marcado por revoltas e sofrimento, num Portugal pobre e cansado, traumatizado pela tragédia de Alcácer Quibir, de onde espera que chegue o Rei Sebastião.
O Dia 1 de Dezembro de 1640 foi um momento único da História de Portugal. Uma data que foi desprezada, até deixou de ser feriado, decisão que enxovalha a memória portuguesa. Um punhado de fidalgos, apoiado pelo Povo de Lisboa, enfrentou o mais poderoso Império do mundo. E devolveu a dignidade a Portugal. São os preparativos dessa saga extraordinária que percorrem as páginas deste romance apaixonante, terno, para que a memória colectiva não esqueça, aquilo que os novos servos do nosso tempo esqueceram, julgando Portugal do tamanho de um mero livro de contabilidade."

Cá está um livro que gostei de ler pela história e simplicidade com que o autor a conta. É um romance puro sobre o renascer de Portugal como País.
A acção do livro é curta, uns meses, em que conta toda a preparação da "conspiração" que acabou com a dinastia filipina e iniciou a de Bragança. Adorei todos os detalhes que o autor usou em toda a narrativa, das personagens, mesmo as fictícias e a forma como as enquadrou com as personagens reais.
Achei que o autor iniciou o livro da melhor forma, começando a acção quando D. Sebastião era rei, contando a batalha sangrenta onde se perdeu o rei e tantos outros portugueses, mesmo os que sobreviveram e que nunca mais foram os mesmos. Foi o enquadramento ideal para explicar as raízes de D. João IV. Depois deste episódio, vamos directos para Vila Viçosa, ao Paço dos Duques de Bragança, onde D. João IV e os conjurados planearam o golpe de estado que iria derrubar o regime filipino.

Um livro obrigatório para os amantes de romances históricos!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário