domingo, 2 de dezembro de 2018

Torres Novas - Roteiro

Olá,

Hoje trago-vos mais um roteiro por terras lusas! Torres Novas é o destino!

Fachada do Castelo de Torres Novas

Torres Novas é uma cidade que se situa no Ribatejo, pertencendo ao distrito de Santarém. É atravessada pelo Rio Almonda.

Vista sobre o Rio Almonda.

Torres Novas é um dos locais mais antigos da nossa nacionalidade. Foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1148 e recebeu o foral em 1190 pelo Rei S. Sancho I, tendo sido confirmado por outros reis portugueses ao longo do tempo. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram muitas vezes destruídos e reconstruídos.

Castelo de Torres Novas

Torres novas foi ainda palco de duas importantes cortes: reunidas após a morte do rei D. Duarte de Portugal em 1438; e em 1535 em que foi assinado o contrato de casamento da infanta D. Isabel com D. Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano.

Jardins no interior do Castelo

Torres Novas é uma cidade rica em história. No centro histórico, para além do Castelo, destaca-se ainda as Igrejas de São Salvador, datada do século XIII; a de S. Pedro do século XIV; a do Carmo do século XVI; a de Santiago; a da Misericórdia do século XVI; a Capela de Santo António, sendo o que resta de um antigo convento; e a Ermida de Nossa Senhora do Vale, de origem muito antiga, dizendo-se que remonta ao período da ocupação Visigoda da região.

Torres Novas - Vista sobre a cidade

É possível, também, encontrar espaços verdes muito agradáveis na cidade, como é o caso do Parque da Liberdade e dos Jardins do Castelo, das Rosas e o Jardim Maia Lamas.

Jardins do Castelo

Dentro do castelo os jardins são lindíssimos e estão super bem tratados. É possível admirar uma vista magnifica sobre a cidade! No jardim do castelo, num dos seus recantos, existe uma gaiola com várias aves, que incluí faisões.

Jardins do Castelo

Ao sair para o exterior do castelo, logo à entrada, pode ver-se uma estátua em homenagem ao Rei D. Sancho I.

Estátua Busto de S. Sancho I - Entrada do Castelo

Descendo a colina do castelo, temos uma praça onde se encontram vários restaurantes e cafés. De lá, tem-se uma vista extraordinária para o Castelo.

Praça em Torres Novas

Vale a pena a visita à cidade!

Como Chegar:
Do Porto - A1 em direcção a Sul, seguir para A23 em direção a Abrantes/T.res Novas até à saída para a N3 em direcção a Torres Novas

De Lisboa - A1 em direcção a Norte, seguir para A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas até à saída para a N3 em direcção a Torres Novas

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário