segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Férias na Áustria - Melk e Vale Wachau

Olá,

Hoje continuamos com as nossas férias na Áustria, mas saindo de Viena. Hoje vamos mostrar Melk e Vale Wachau.



Melk - O que ver

Melk é um cidade situada na Baixa Áustria, a cerca de 90km de Viena, na beira do Rio Danúbio. É famosa pela sua imponente abadia beneditina de 1089.

Abadia de Melk e Rio Danúbio

Aqui vimos paisagens maravilhosas. A cidade é pequena, com ruas apertadas no centro. Ponto negativo, o estacionamento aqui é pago em todo o lado. 

  • Abadia de Melk
Abadia de Melk



A abadia, de estilo barroco, é o ex libris de Melk e serve de entrada ao Vale Wachau. Situado numa colina sobre o Rio Danúbio, a Abadia é vista de praticamente toda a cidade. Era, anteriormente, um antigo palácio dos Badenbergs, tendo a abadia sido fundada em 1089.

Edifício da Abadia

Durante toda a sua existência, sofreu vários percalços: vários incêndios, incluindo na famosa biblioteca. Por milagre, não sofreu muito durante as duas grandes guerras, tenho sido protegida pelos seus monges.

Exterior da Igreja da Abadia

Á entrada da Abadia, a visita começa no Museu onde é possível admirar relíquias, quadros e outros objectos. Mas antes, faz-se uma subida por umas escadas imperiais indo dar a um corredor com os quadros dos soberanos austríacos, incluindo os Habsburgos ao último imperador da Áustria. 

Largo da Abadia

Após o Museu, segue-se para a Biblioteca, onde se encontram mais de 100 mil volumes e livros antigos. É realmente maravilhosa.

Biblioteca da Abadia

A Biblioteca deixou-nos de "queixos caídos". Repleta de livros antiquíssimos, um tecto com pinturas absolutamente fantásticas. 
Da Biblioteca, seguimos para a Igreja.

Interior da Igreja da Abadia

A igreja, ou Stifskirche, tem como padroeiros os apóstolos S. Pedra e S. Paulo. Vale a pena parar por uns minutos e contemplar a beleza da igreja, de estilo barroco. 
Saindo da Igreja, vai dar-se a uma escada em caracol com um beleza estonteante.

Escada em caracol

A entrada na Abadia custa 12,5€ e inclui também os jardins privados. Pode ir de automóvel até à abadia, onde existe um parque de estacionamento pago ou pode fazer a subida a pé, que apesar da valente subida, faz-se bem pois as escadas foram feitas para subir de forma confortável.

Uma das principais salas da Abadia

  • Os Jardins da Abadia


Pavilhão do jardim Barroco

Este jardim é lindíssimo, e o interior do pavilhão é fantástico.

Interior do Pavilhão

No interior do pavilhão é possível observar exposições temporárias.

Interior do Pavilhão

No pavilhão, vale a pena observar as paredes pintadas, que são magnificas.
Para entrar neste jardim, vai necessitar do bilhete para a Abadia.

Jardim Barroco

Aconselho o passeio por este jardim para desfrutar do sossego e vistas fantásticas sobre o Danúbio.

Vista sobre o Rio Danúbio

No entanto, há mais jardins para ver.

Escadaria nos jardins da Abadia

Esta zona, onde fica a escadaria, é livre e pode encontrar restaurante e café para relaxar um pouco.

Vista para o jardim, do topo das escadas

  • Centro da cidade


Aconselho a visita pela cidade, para desfrutar das vistas e sua beleza.

Praça em Melk, com vista para a Abadia

Adorei as casas decoradas com flores, todas no mesmo estilo.. aquele estilo austríaco que costumamos ver na tv e nos filmes.

Largo no centro, onde se encontram os cafés

Esta é a zona de cafés e restaurantes. As refeições aqui são acessíveis. 

  • Stadtpfarrkirche Maria Himmelfahrt


Vista sobre a cidade - Igreja Maria Himmelfahrt

É  a Igreja Paroquial e é de uma simplicidade e beleza maravilhosas....

Interior da Igreja

Vale muito a pena visitar Melk! As paisagens, os edifícios, são lindooos!

Vista sobre a cidade de Melk


Vale Wachau - O que ver


  • Emmersdorf an der Donau

Emmersdorf an der Donau

É uma pequena cidade no distrito de Melk. Do jardim da Abadia é possível ter uma fantástica vista sobre a cidade.  Situa-se do  outro lado do Rio Danúbio e é uma cidade muito simpática para se visitar.



  • Castelo Medieval


Castelo Medieval perto de Melk

Pode aproveitar para fazer um passeio no Danúbio, saindo de Melk. Assim, pode desfrutar das paisagens maravilhosas, e ainda um castelo Medieval.




  • Castelo de Schönbühel


Castelo de Schönbühel

Ainda perto de Melk, pode-se encontrar o Castelo de Schönbühel. Este castelo fica junto ao Rio Danúbio. Quando lá fomos, a zona estava em obras, pelo que não nos foi possível apreciar a paisagem e o castelo. No entanto, o castelo não se pode visitar, pois é de privados.



  • Castelo de Aggstein, Burgruine

Castelo de Aggstein

O Castelo de Aggstein situa-se em Burgruine Aggstein, num penhasco alto a 300 metros acima do Rio Danúbio. Tem uma vista fantástica sobre o rio e os vales em redor.


Vista do Castelo

O castelo está em bom estado de conservação, apenas com alguns restauros para o tornar visitável. A informação mais antigas deste castelo datam ao ano de 1181. Terá sido construído pela poderosa família Kuenrings, possuidora de vários domínios do Vale Wachau. Foi mencionado oficialmente em documentos em 1256.


O Castelo

O último membro da família Kuenring a possuir o castelo, foi Leopold II, de 1348 a 1355. Depois da sua morte, o castelo acabou por deixar de ser usado. Em 1469, Jörg Scheck vom Wald foi derrotado pelo futuro imperador Albrecht II. Nesta altura, o castelo estava em ruínas, mas o futuro imperador reconstruíu-o. A maioria das partes ainda estão preservadas, tal como a Frauenturm ("Torre das Mulheres") de três andares e a capela de estilo gótico. Foi também neste restauro que foi criado o conhecido "Rosergärtlein". Foi tembém nesta altura que vários navios foram assaltados no Danúbio, ganhando assim o nome de Floresta do Terror, devido à crueldade que ali acontecia.


Capela do Castelo

Em 1529, o castelo foi incendiado pelos Otomanos durante o primeiro cerco de Viena pelos turcos. Foi posteriormente reconstruído e equipado com fendas para flechas para a sua defesa.


Interior do Castelo

 Em 1606, Anna von Polheim-Parz tornou-se a primeira mulher a ser proprietária do castelo e realizou várias reformas no estilo renascentista. No entanto, morreu sem ter filhos e os seus herdeiros não estavam interessados em pagar os custos da preservação do castelo.


Interior das muralhas do Castelo

Em 1819, o Castelo de Aggstein passou a ser propriedade do conde Franz von Beroldingen. Foi ele que tomou as primeiras medidas de protecção para o preservar da ruína. Em 1930, o conde Oswald von Seilern e Aspang comprou o Castelo e iniciou as primeiras obras de preservação.



Interior do Castelo.

O acesso ao castelo não é mau, a estrada é boa, mas apertada, portanto convém ter cuidado. Subir a pé ao castelo é demasiado, é muita distância a subir a pique, pelo que de todo não aconselho. No topo, junto ao castelo, tem lugares de estacionamento. O preço para entrada no castelo é de 6€ por pessoa.


No regresso a Viena, antes de entrarmos na autoestrada, viemos numa estrada (que deduzo ser nacional) junto ao Rio Danúbio. Deixo-vos uma foto para terminar o post.


Estrada de regresso a Viena


By Lum

2 comentários:

  1. Bem... que fotos lindas!!
    Adorei a Abadia e os castelos. Dá vontade de voar já até lá!
    Beijocas

    ResponderEliminar