segunda-feira, 13 de maio de 2019

Belver - Sentinela do Tejo

Olá,

À uns tempos atrás, visitamos Belver.
Belver é uma freguesia situada no concelho de Gavião, Alentejo. É o único concelho do Alentejo cujo território se estende acima do Rio Tejo.

Belver - vista sob o Rio Tejo


História

As suas origens confundem-se com o povoamento da região, no tempo da Reconquista Cristã.
D. Sancho I doou os territórios à Ordem do Hospital. Esta Ordem, no final do século XII deixa de desempenhar apenas um papel assistencial, para passar a desempenhar um papel militar.

Belver


O Castelo de Belver

O Castelo de Belver fica situado no topo de um penhasco sobre o Tejo. A vista do castelo é fantástica.
Este foi o primeiro castelo construído pelos Hospitalários em território português, por decisão de D. Sancho I. No documento de doação, em 1194, atribuiu um vasto território na margem norte do Rio Tejo à Ordem do Hospital.

Castelo de Belver

A localização deste castelo era estratégica, pois prevenia novas invasões para norte, quando o Rio Tejo era fronteira entre cristãos e muçulmanos. Na sua construção foram usadas as mais inovadoras soluções da arquitectura militar da época, o que não era de estranhar, uma vez que os Hospitalários tinham imensa experiência na arte de construção de castelos e fortificações.

Torre de Menagem do Castelo de Belver

A segurança do castelo e a capacidade de organização dos Hospitalários, fez com que D. Sancho I destinasse Belver como um dos locais para o depósito do tesouro real português no seu testamento de 1212.

Vista sob o Tejo - Castelo de Belver

No paralelo entre a história e a lenda, por este castelo terão passado a Princesa Santa Joana (irmã de D. João II) e o poeta Luís Vaz de Camões, no seu exílio de 1546.


Capela de S. Brás

Capela de S. Brás e Torre de Menagem - Castelo de Belver

 No interior do Castelo de Belver, é possível visitar a Capela de S. Brás, que fica situada mesmo ao lado da Torre de Menagem. Foi construída no século XVI e no seu interior exibe um bonito retábulo/relicário.

Retábulo/ Relicário - Interior da Capela de S. Brás

Era nesta capela que era guardado um conjunto de relíquias que foram trazidas da Terra Santa pelos Cavaleiros Hospitalários.

Capela de S. Brás


A Lenda

O nome dado a este castelo, Belver, e que posteriormente estendeu-se à povoação, não deixa de ser relacionado com o conhecido Castelo de Belvoir, também erguido pelos Hospitalários, a partir de 1168, no reino de Jerusalém.

Muralha do Castelo de Belver - Vista para o Rio Tejo

No entanto, há uma lenda em torno do nome deste castelo: esta conta que houve uma bela princesa que um dia, ao chegar à janela da torre de menagem e descobrindo a bela paisagem que ali se podia desfrutar, terá exclamado "Oh, meu pai, que belo ver!".

Interior do Castelo de Belver


Fonte do texto: ArqueoHoje


Como Chegar

Do Porto - A1 em direcção a Sul, seguir pela saída para A13 em direção a Lousã/Tomar, sair na saída para a A23 em direção a Abrantes, seguir pela saída 13 em direção a Gavião e seguir na  N244 até Belver;

De Lisboa - A1 em direcção a norte, seguir pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas, sair pela saída 13 em direção a Gavião e seguir na N244 até Belver.


By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário