quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

,

Rainhas de Portugal - Review/Opinião


"Desde a fundação da monarquia governaram em Portugal mais de trinta reis e mais de quarenta rainhas. Mas nem todas as consortes dos chefes de estado português foram rainhas. Cinco não chegaram a ser coroadas porque faleceram antes da exaltação dos seus maridos ao trono. Quatro casaram-se quando os maridos já tinham deixado de ser reis. Fruto de uma primorosa investigação histórica, sem comparação na literatura nacional, Rainhas de Portugal revela aspetos menos conhecidos da fundação da nação e das mulheres que a ajudaram a erguer-se. De forma cronológica, apresenta-nos todas as rainhas portuguesas, descrevendo quem foram e a época em que viveram, a forma como lidaram com as suas responsabilidades e o cunho que imprimiram à sua governação. Fala-nos dos sucessos e dos fracassos por que passaram ao longo dos seus reinados e da sua relação com os seus reis e com o seu povo. Rainhas de Portugal é um livro fundamental para se conhecer melhor a História de Portugal."


Hoje deixo-vos com a Review / Opinião sobre o livro Rainhas de Portugal, do autor Francisco da Fonseca Benevides. Como já disse, sou fascinada por história, e portanto, este era um livro obrigatório na minha leitura.

O livro está organizado por ordem cronológica, divido por rainhas. Em quase todas as rainhas, no inicio existe uma pintura para que possamos ter ideia de como elas seriam. 
No entanto, não é um livro tão fácil de ler como o "A vida louca dos Reis e Rainhas de Portugal", pois é muito mais descritivo. Através do livro temos a informação dos acordos de casamento, do nome de todas as pessoas que faziam parte das cortes, etc. Também existe muita informação relativa aos reis, seus maridos, acabando por abordar muito os reis e a sua história. São descritos também os filhos (data de nascimento, casamento e data de falecimento de cada um), são descritas as obras que faziam e o que possuíam.
Dito isto, não é um romance, e cada rainha é como se fosse "uma história", descrevendo tudo. 

De notar, que neste livro não estão todas as rainhas de Portugal, uma vez que foi finalizado antes do cair da monarquia.

Para quem gosta de história como eu, é sem dúvida um livro obrigatório de ler. Para quem não gosta tanto, vai ser um livro um pouco difícil de ler.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário