domingo, 28 de outubro de 2018

Porto-de-Mós

Olá,

Mais um destino: Porto de Mós!
Porto de Mós é um vila do distrito de Leiria, ficando muito perto da Batalha.


Porto de Mós - Vista sob a Vila

A origem do seu nome deve-se ao cais de embarque e à capacidade inovadora relacionada com as técnicas rurais de moagem em azenhas e, posteriormente, em moinhos de vento - Porto das Mós.
Esta vila recebe a sua carta foral em 1305, pelo Rei D. Dinis e confirmada por D. Manuel em 1515. Foi local de encontro entre D. João I e D. Nuno Álvares Pereira, na preparação para a Batalha de Aljubarrota.

Um dos ex libris da vila é o Castelo.

Castelo de Porto de Mós

Este é um castelo com uma arquitectura diferente. D. Afonso Henriques conquistou Porto de Mós aos mouros em 1148, tendo o castelo sido um ponto estratégico na consolidação dos territórios da reconquista cristã. O primeiro alcaide foi D. Fuas Roupinho.

Torre do Castelo de Porto de Mós

Em 1200, D. Sancho I mandou construir o reduto defensivo e repovoar a zona. D. Dinis mandou construir uma nova torre, após conceder o 1º foral, para dar conforto à passagem de sua esposa, D. Isabel de Aragão no verão de 1326.

Interior do Castelo de Porto de Mós

Na crise de sucessão de 1383-85 colocou a vila no centro dos acontecimentos, uma vez que foi do castelo que saíram as tropas rumo ao campo de batalha de São Jorge, onde se deu a Batalha, liderados pelo Condestável D. Nuno Alvares Pereira. A vila foi-lhe doada posteriormente. Após se retirar em 1422, doou  vila ao seu neto primogénito, D. Afonso, 4º Conde de Ourém e 1º Marquês de Valença. Este morreu em 1459, sem deixar descendência, tendo todos os seus títulos sido doados À Casa de Bragança. D. Manuel, como foi dito, deu novo foral à vila, no entanto, esta perdeu a partir desta altura, interesse estratégico, tendo o castelo sido abandonado e assim sofrer degradação. Em 1910, foi classificado como Monumento Nacional, fazendo com a degradação parasse.

Entrada do Castelo de Porto de Mós

Existem vários pormenores interessantes no castelo. Um dos que mais se destaca são os Coruchéus. Os Coruchéus são as coberturas de forma cónica das torres, datadas do século XV. São revestidas a cerâmica verde, que era a cor do emblema de D. Afonso. Outro dos pontos interessantes, situa-se à entrada: é o pórtico (na foto acima são as duas colunas). O pórtico delimitava a passagem do espaço exterior para o espaço doméstico. Na foto também é possível ver os Machicollis, que são os elementos de remate superior dos muros de forma piramidal. 

Interior do Castelo de Porto de Mós - Pórtico e terraços interiores

Antes do Pórtico, pode ver-se a Praça de Armas, que fazia transição entre o exterior do recinto e a entrada do Paço.  No interior do castelo, subindo ao 1º andar, tem-se acesso a uma varanda panorâmica ou Loggia, com vista sobre a vila. A vista é fantásticas e os tectos são giríssimos, suportando abóbadas de aresta em ógiva. No chão desta varanda, pode ver-se as seteiras, que desempenhavam um papel defensivo, uma vez que permitia arremesso de projécteis para o piso inferior, entrada da fortaleza, evitando a entrada dos inimigos.

Interior do Castelo de Porto de Mós - Pátio com Cisterna

Este pátio, logo à entrada, depois do Pórtico, permitia acesso  aos compartimentos e espaços do paço residencial. Era aqui que se situava a Cisterna, como se pode ver na foto acima.
A entrada no Castelo tem um custo de 1,50€.

Para além do Castelo, e sendo Porto de Mós uma vila dedicada à moagem, outro ex libris são os moinhos na Portela Vale de Espinho e o Moinho do Cabeço. 

Moinho do Cabeço

Para além disto, pode-se visitar o Arco da Memória, a Igreja Matriz de São Sebastião, a calçada Romana e as Grutas de Santo António.

Perto, pode-se fazer o Trilho da Fonte Falsa, visitar o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e ainda ter uma vista maravilhosa do Miradouro de Fórnea.

São só belas razões para visitar a vila de Porto de Mós!

Como Chegar:
Do Porto - A1 em direção a Leiria/A8 Oeste/N242/M.nha Grande, seguir pela A8 até saída para A19, continuar pelo IC9 até à saída em direção a Estr. de Porto Mós.

De Lisboa - A1 até à saída 5 para N366 em direção a Aveiras/Alcoentre; seguir para a N366 e depois para a EN243 até Porto de Mós

Fonte: Os textos foram escritos com a ajuda da informação fornecida durante as visitas. 
Continue reading Porto-de-Mós

domingo, 14 de outubro de 2018

domingo, 7 de outubro de 2018

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Sirenia - Love Like Cyanide (Official Lyric Video)


Sirenia está de volta com novo álbum: Arcane Astral Aeons! E já saiu o primeiro single.




A música segue o estilo tipicamente Sirenia, e não está nada má! Mais vale o mesmo som, que aventurarem-se e sair m#$%a! lol

O novo álbum sai já a 26 deste mês e já é possível ouvir o teaser do álbum:



Parece-me bem, mas vou esperar para ouvir! Fiquei curiosa! :)

By Lum
Continue reading Sirenia - Love Like Cyanide (Official Lyric Video)