sábado, 7 de novembro de 2015

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

,

D. Teresa - Review


"Isabel Stilwell é a autora de romances históricos mais lida em Portugal. D. Teresa - Uma Mulher que Não Abriu Mão do Poder é um romance emocionante sobre esta personagem fundamental da nossa história - mãe de D.Afonso Henriques, amante de Fernão Trava e Rainha de Portugal."

Hoje deixo-vos com uma review do livro D. Teresa de Isabel Stilwell. Já acabei de ler o livro à cerca de um mês, li-o bastante rápido, porque a historia é realmente fantástica. 
Sou suspeita, adoro história, especialmente a nossa história, a de Portugal, e este livro transporta-nos para aquela época. 

D. Teresa era filha ilegítima de D. Afonso VI de Leão e Castela com Ximena Moniz, e tinha uma irmã chamada Elvira (também ela filha de D. Afonso VI e Ximena). Teve mais irmãos, neste caso meios-irmãos, apenas de parte do pai, mas apenas D. Urraca, filha mais velha e legitima de D. Afonso VI tem mais ênfase nesta história. As 3 foram alunas da tia, D. Urraca Fernandes. 
D. Teresa casou com D. Henrique de Borgonha e foi-lhes dado o Condado Portucalense. Após a morte do pai D. Afonso VI, D. Teresa e a meia-irmã D. Urraca, agora rainha de Leão e Castela entram em conflito pelo poder até à morte desta ultima, subindo ao trono o seu filho D. Afonso VII.
D. Teresa teve 5 filhos de D. Henrique: 3 raparigas mais velhas, chamadas Urraca, Sancha e Teresa; e dois rapazes: Henrique, que morreu quando era ainda bebé e Afonso Henriques, o nosso 1º rei de Portugal. Após a morte de D. Henrique, D. Teresa acaba por se tornar amante de Fernão Trava, tendo 2 filhas. Esta situação despoletou a ira nos nobres do Condado Portucalense, e era também mal vista pelo seu filho D. Afonso Henriques, entrando em conflito com a mãe e mais tarde em guerra. D. Teresa acaba por sair derrotada e D. Afonso Henriques torna-se o 1º Rei de Portugal.

Não esquecer também Alberto, o fiel escudeiro que aos 14anos fica encarregue de proteger D. Teresa e D. Elvira, levando-as para a corte de Castela. Um rapaz curioso, que acaba por se tornar também aluno de D. Urraca Henriques e após o casamento de D. Teresa, torna-se monge no Mosteiro de Sahagún continuando o seu fiel amigo, vindo a escrever a sua história. 

Em conclusão: Um livro cativante, onde a história de D. Teresa é bem contada, mostrando uma mulher forte e determinada. Adorei! Aconselho vivamente!

By Lum

Continue reading D. Teresa - Review